pensaMentar…

Tamanho do universo?  Deus?  Criador ou criadores? 

Os grandes pensadores da nossa história enfrentaram todos os tipos de censuras ao proporem reflexões que rompiam com a ordem do pensamento vigente. Se não permitirmos questionar as nossas crenças, estaremos reduzindo a nossa existência à repetição dos mesmos versos, restando-nos uma encarnação indigna e passiva, remetendo-nos ao famoso discurso de Sócrates (400 a.C.): “uma vida não examinada não merece ser vivida“.

O importante é a cabeça…logo ariano


 

O infinito

A teoria do infinito poderá ser a primeira lei universal comprovada empírica e exclusivamente por meio da dedução, de forma irracional, mas guardando em si o ponto nuclear da compreensão dos multiversos e da existência humana. Como observado por Aristóteles, sua comprovação é indemonstrável, estando no domínio da metamatemática, do transcendental ou do divino. Já por Platão, a sua explicação estaria no mundo das ideias. No entanto, a sua existência é tão irrefutável quanto pouco compreendida. Provavelmente seja essa a razão do homem, no seu costumeiro instinto de sempre olhar para fora, não ter perseguido a pesquisa dos multiversos subatômicos com o mesmo interesse que investiu nas pesquisas do cosmos. Ao admitir o infinito na sua dimensão micro, a física quântica poderia ter catapultado a nanotecnologia séculos à frente e estaríamos bem mais próximos de compreender a  gênese humana e o universo em que vivemos. Se Einstein buscou incansavelmente a equação que explicasse a Teoria de Tudo, talvez tenha lhe faltado admitir a premissa que norteia todos os outros entendimentos: o infinito impera tanto nos macros quanto nos microuniversos e a sua consideração é decisiva para a formulação de uma teoria geral.
2016


 

Universo | Multiverso

Se não considerarmos o infinito, estaremos retrocedendo ao antesmente de Galileu e Copérnico. Se considerarmos o infinito, estaremos rasgando as teorias sobre o tamanho e a origem do universo. Nesse campo, tanto Einstein quanto Stephen Hawlking (em sua Teoria-M)  concordam que o big bang não representa a origem do universo, mas a sua inflação e evolução para a dimensão que hoje conhecemos. Numa concepção quântica, o nosso universo é somente mais um dentre tantos universos possíveis, constituindo assim um multiverso…
2016


 

Deus ou criador(es)?

Seguindo a mesma perspectiva do multiverso infinito, seria razoável acreditar que existe apenas um criador? É da natureza humana o pensamento egocentrista reducionista, a exemplo da crença no geocentrismo que perdurou por mais de 15 séculos e contou com o importante endosso do filósofo grego, Aristóteles. A ideia de um Deus único, universal e absoluto, é acolhida pela maioria das religiões, o que é, de pronto, bastante conveniente. Admitir a pluralidade e a coautoria do nosso universo seria embaraçoso para aqueles que pregam a intermediação da fé. Se no todo essa questão representa uma disrupção heterodoxa, os holísticos se contentariam em lançar apenas uma questão: quem criou o criador?
2016


 

A alma

Se para Einstein o espaço é o palco de todos os fenômenos, sendo contínuo e onipresente nos universos, Platão pode estar correto ao propor que a alma (anima) é um tecido analogamente indiviso e ubíquo, explicando a sua dimensão etérea e infinita. Nesse sentido, seria admissível que a individualidade humana é relativa, posto que somos um fragmento de um todo, integrados e interdependentes. Com essa conjunção podemos evoluir na compreensão da intuição, do pressentimento, da ressurreição e tantas outras percepções e emoções compartilhadas em nosso campo irracional.
2017


 

Globalização

Globalização? O mundo é globalizado desde as mais antigas migrações e colonizações. Basta lembrar que os  chineses e etruscos rodaram o planeta antes do século XIV. O que vivemos hoje é o fenômeno da hiperconexão, que conecta os mercados e a sociedade em tempo real. A velocidade da comunicação é o que difere o mundo globalizado do mundo em modo online, estabelecendo um novo patamar para as relações humanas e comerciais.
2010


 

Consciência

Até 2007, antes dos telefones inteligentes, conhecíamos duas formas de consciência: o consciente e o inconsciente. De lá pra cá deparamos com um novo e singular estado: o conectado.
2017


 

Petrolão e lava jato

Diante do petrolão ficou fácil entender porque o PT e seus aliados não queriam a privatização da Vale.
2015


 

Corrupção

A corrupção dos políticos tem um algorítimo trivial. A equação consiste da diferença entre o custo da sua campanha e o total do salário recebido ao longo do seu mandato. Conta de padaria…
2015


 

Voto nulo

Se o poder econômico sobrepõe a competência ou a qualificação política em nosso sistema eleitoral, como podemos continuar aceitando que o voto nulo não seja válido? Considerando que além disso, o voto é obrigatório, somos compelidos invariavelmente a escolher o menos pior. É justo? O voto nulo não é, como no caso do voto em branco, uma omissão, mas sim um voto de negação. Para ser eloquentemente efetivo, seria necessário que a legislação eleitoral admitisse o cancelamento de uma eleição majoritariamente reprovada. Dessa forma outros candidatos, sem tanto poder econômico e possivelmente melhor qualificados, alcançariam uma chance real de concorrer. Se o voto é obrigatório e desejamos uma democracia mais justa e forte, não podemos prescindir da validação do voto nulo, do contrário estaremos eternizando o velho ditado: “pra quem está afogando, jacaré é toco”…
2010


 

Respeitar um poder hostil não significa desistir de enfrentá-lo, mas ter a sabedoria e a estratégia de aguardar o melhor momento para vencê-lo.
2011


 

O mercado de intermediação imobiliária não vende imóvel. Vende informação.
1996


 

A forma mais eficaz para se conhecer a personalidade e a moral de uma pessoa é fazer um negócio com ela.
1997


 

O excesso de zelo é tão perigoso quanto a imprudência…
1998


 

O verdadeiro líder é aquele que cria novos líderes, persuadindo por meio do exemplo, da simplicidade e da generosidade do conhecimento.
1999


 

A simplicidade e a humildade são os elementos nucleares do sucesso.
1999


 

Amigos de verdade são aqueles pra quem temos a liberdade de dizer NÃO…
1998


 

Redes organizacionais

Algumas pessoas creditam às redes sociais um ineditismo conceitual que não lhes pertence. As redes organizacionais existem há mais de 30 anos e já foram objeto de inúmeros estudos acadêmicos. A inovação será creditada agora à efetivação das redes neurais, capazes de interpretar suas conexões (interconexões corporativas e sociais) e agir ou sugerir ações baseadas na inteligência construída e legitimada por esta própria rede.
2005


 

Das versões do presente apenas uma se estabelecerá como verdade no futuro. O tempo é o único senhor da razão.
2003


 

Os melhores especialistas são apenas alguns dos livros de uma biblioteca.
2008


 

O nu e a arte

É muito difícil encontrar trabalhos que consigam materializar a fantástica comunhão do nu com a arte. Dos clássicos mestres da história, poucos conseguiram superar este desafio.  A beleza e sensualidade do nu, por muitas vezes confundida com o vulgar, é a própria essência da arte.  O corpo humano é a fonte de quase todas as inspirações.  A nudez é sempre inquietante, instigadora e bela.  Por isso o artista, seja na pintura, escultura, na dança ou fotografia, encontra no corpo nu uma profunda ligação com a pureza do ser.  É a sensualidade que move a criação em todos os sentidos.  É a sensualidade que evoca o amor, a paixão e a criação do homem.  Por isso a nudez nos toca tanto e tão profundamente.  É o lúdico prazer de  vivenciar a nossa própria encarnação.
1996

pensamentar