Exclusividade. A maneira mais rápida e segura para vender ou alugar o seu imóvel.

Exclusividade. A maneira mais rápida e segura para vender ou alugar o seu imóvel.

Jul | 2016 – Existe uma crença em nosso mercado em que entregar o imóvel para diversas imobiliárias pode acelerar o processo de venda ou locação de um imóvel. Ocorre que os fatos não comprovam isso. Estudos utilizando a carteira de mais de 40 mil imóveis ofertados pela Netimóveis nos últimos três anos, mostram que os imóveis exclusivos e a preço de mercado conseguem em média 40% a mais de velocidade de venda e 65% a mais na locação.

Razões para isso não faltam. O que muitos proprietários desconhecem é que, quando concedem mandatos com exclusividade para venda ou locação, estão contratando condições absolutamente diferenciadas. Na Rede Netimóveis, por exemplo, os imóveis exclusivos possuem diversos privilégios:

  • O imóvel é melhor classificado e com isso figura nos primeiros lugares das listas de pesquisas do portal
  • Pagam comissões melhores para os corretores
  • Recebem mais investimentos para a sua divulgação
  • Podem ser vendidos ou alugados por qualquer associada da rede no Brasil
  • O proprietário não paga nada a mais por isso

Mas não é só isso. Existem questões legais que envolvem uma autorização de venda ou locação. Com o objetivo de proteger o proprietário o COFECI (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis) publicou a Resolução n.º 458/95 que determina no seu art. 1o: “Somente poderá anunciar publicamente o Corretor de Imóveis, pessoa física ou jurídica, que tiver com exclusividade, contrato escrito de intermediação imobiliária”. Não foi à toa que o conselho federal disciplinou a questão. Não são poucas as ocorrências de graves problemas envolvendo imóveis sem exclusividade, sobretudo na locação.

Se a realidade comprova que os proprietários que optam pela exclusividade conseguem resultados mais efetivos e seguros, a questão, como em qualquer mercado, está em saber escolher. A alternativa de contratar uma imobiliária que trabalha em rede pode ser uma ótima decisão. Nesse caso, a exclusividade consignada à imobiliária captadora poderá ser compartilhada com as demais da mesma rede, neutralizando a sensação de estar confinado a apenas uma opção. Sem pagar nada a mais por isso, o proprietário estará multiplicando as suas chances de sucesso.

 

Ariano Cavalcanti de Paula

Ariano administrator

Deixe seu comentário